Betão 4x4 para requisitos de resistência


Uma tecnologia inovadora e patenteada (N.º 6 858 074) chamada Sistema de Betão 4x4 é um método único para atingir um betão de alta resistência inicial. O nome Betão 4x4 resulta do betão que atinge, pelo menos, 400 psi de resistência à flexão até quatro horas depois da colocação, um requisito do Departamento de Transportes da Califórnia. No entanto, algumas aplicações não requerem este nível de desempenho. A flexibilidade do Betão 4x4 é tal que pode ser modificada para cumprir vários critérios específicos de resistência, bastando, para isso, ajustar as proporções da mistura e as dosagens dos adjuvantes.

Aplicações do Sistema de Betão 4x4

Uma das principais formas de reduzir o tempo de encerramento da via é utilizar uma mistura de betão que desenvolva resistência rapidamente. Com o Betão 4x4, é possível ajustar as proporções de uma mistura utilizando cimentos Portland, agregados e adjuvantes seleccionados, disponíveis localmente. O Sistema de Betão 4x4 pode ser utilizado em qualquer aplicação em que seja necessária uma elevada resistência inicial, como a substituição de painéis de pavimento, novo pavimento, tabuleiros de pontes, betão autocompactável e Whitetopping. Também pode ser utilizado em aplicações de reparação de pavimentos em aeroportos.

Perfis do Projecto

O Betão 4x4 cumpre todas as expectativas técnicas e de desempenho dos engenheiros de estradas do Departamento dos Transportes da Califórnia e está actualmente a ser utilizado por departamentos de transportes de outros estados.

Dados Técnicos

Foram realizados estudos internos e estudos independentes para o desenvolvimento de dados técnicos sobre o Betão 4x4.